China acusada de manipular notícias e política na Republica Tcheca

O homem mais rico da República Checa está no centro de uma suspeita campanha de influência estrangeira do governo chinês, depois que um de seus negócios financiou uma tentativa de melhorar a imagem da China no país da Europa Central.

Em um desenvolvimento que surpreendeu até mesmo os sinologistas experientes, a Home Credit – uma empresa de empréstimos domésticos de Petr Kellner que emprestou cerca de 10 bilhões de dólares a consumidores chineses – pagou uma empresa de relações públicas para colocar artigos na mídia local, dando uma imagem mais positiva um país amplamente associado à repressão política e aos abusos dos direitos humanos.

O Home Credit também financiou um novo banco de ideias – liderado por um tradutor do presidente pró-chinês da República Tcheca, Miloš Zeman – para neutralizar a linha mais cética adotada por um órgão de observação da China, Sinopsis, vinculado à Universidade Charles de Praga, um dos mais antigos lugares de aprendizado da Europa.

Especialistas dizem que as medidas, reveladas em uma investigação do site de notícias tcheco Aktualne, têm as características de uma campanha de influência estrangeira da China, que destaca suas tentativas agressivas de obter acesso aos antigos países comunistas da Europa Central e Oriental por meio de seu ambicioso “Belt and Road” sob a qual se oferece para financiar projetos de infraestrutura nesses estados.

‘Plano deu certo’

De acordo com analistas, a República Checa tem sido mais aberta à influência chinesa do que a maioria dos outros países europeus, uma situação que coincidiu com o crescente relacionamento comercial entre a China e o extenso grupo de PPF da Kellner, que possui ativos estimados em £ 40 bilhões, incluindo crédito à habitação .

O PPF começou a acumular sua vasta riqueza na privatização em massa de ativos estatais que se seguiram à queda do comunismo na antiga Tchecoslováquia em 1989.

Críticos acusam o Home Credit de agradar o regime chinês, em um esforço para proteger seus interesses após uma série de disputas políticas entre a China e os tchecos que esfriaram as relações bilaterais anteriormente quentes.

O Home Credit reconheceu pagar a empresa de relações públicas, C&B Reputation Management e apoiar Sinoskop, o thinktank, para tentar trazer “maior equilíbrio” ao debate sobre a China.

“A discussão sobre a China na República Tcheca se tornou unilateral, implacavelmente negativa e mal informada”, disse o porta-voz da Home Credit, Milan Tomanek, ao Observer.

“O Crédito Doméstico simplesmente procurou agregar maior equilíbrio à discussão, permitindo que diferentes pontos de vista fossem ouvidos … Queremos conversas abertas e informadas em todos os países, incluindo a China, particularmente onde conversas distorcidas estão prejudicando nossa imagem e reputação”.

Martin Hala, professor do departamento de Sinologia da Universidade Charles e diretor da Sinopsis, disse: “O ponto principal é que o Home Credit contratou essa empresa para não defender seus próprios interesses corporativos, mas para promover a narrativa vinda da República Popular da China e o partido comunista chinês.

“O primeiro objetivo é normalizar a China, apresentando-a não como uma ditadura, mas como um país, como qualquer outro, que está se abrindo para reformas. Não acho que seja uma imagem precisa”.

O presidente tcheco Miloš Zeman se encontra com o ‘presidente’ da China, Xi Jinping, em Pequim, em abril do ano passado. Foto: Reuters

Perigo á segurança nacional

As revelações coincidem com um aviso recente do serviço de inteligência tcheco, BIS, de que as campanhas de influência chinesas representam uma ameaça maior à segurança nacional do que a suposta intromissão do governo russo de Vladimir Putin.

“O BIS considera principalmente o aumento das atividades dos oficiais de inteligência chineses como o problema de segurança fundamental”, diz o relatório. “Essas atividades podem ser claramente avaliadas como a busca e o contato de potenciais cooperadores e agentes entre os cidadãos tchecos.”

Os laços checos com Pequim ficaram mais próximos depois de 2014, quando o regime concedeu ao Home Credit uma licença nacional para oferecer empréstimos domésticos, a primeira empresa estrangeira a receber o direito.

Especialistas dizem que isso teria acontecido apenas com o entendimento de que o Crédito à Casa funcionaria para garantir uma cobertura favorável da China na mídia e no discurso político tcheco. Ele anunciou várias viagens à China por Zeman, que é próximo a Kellner, e culminou em uma visita de estado em 2016 pelo líder chinês Xi Jinping a Praga.

A reaproximação – que também viu a compra de uma cervejaria tcheca, estação de televisão e clube de futebol Slavia Prague por uma empresa chinesa de energia, CEFC – reverteu a política adotada pelo falecido Václav Havel, o primeiro presidente pós-comunista da República Tcheca que defendia os direitos humanos e o Dalai Lama, o líder espiritual exilado do Tibete.

Mas as relações começaram a azedar no ano passado, quando o governo tcheco do primeiro-ministro Andrej Babis, agindo sob orientação da agência de segurança cibernética do país, proibiu telefones da Huawei em prédios ministeriais, provocando protestos chineses e uma repreensão de Zeman, que acusou os serviços de segurança de truques”.

Elas pioraram quando o prefeito liberal de Praga, Zdeněk Hřib, se recusou a reconheçer a política da China única – que reconhece a reivindicação territorial da China sobre Taiwan – aceita por seu antecessor como parte de um acordo de geminação entre a capital tcheca e Pequim. Em retaliação, a China cancelou o acordo e cancelou uma turnê planejada pelo país pela Filarmônica de Praga.

Entre as discussões, começaram a aparecer na mídia estatal chinesa as práticas de empréstimos do Home Credit, acompanhadas de várias falhas no tribunal para recuperar totalmente as dívidas não pagas. Isso alimentou especulações de que a empresa começou a temer pelo futuro de seus interesses na China.

Quando Sinopsis relatou as críticas da mídia chinesa em seu site, recebeu um aviso legal de “cessar e desistir” do Home Credit, que ameaçava processar, a menos que na ausência de um pedido de desculpas. A empresa acusa a Sinopsis de não corrigir “declarações enganosas ou incorretas”.

O Home Credit havia abandonado anteriormente um acordo de patrocínio de 50.000 dólares com a Universidade Charles – que previa que cada instituição prejudicasse o bom nome da outra – após uma reação de acadêmicos, que temiam que isso abafasse qualquer crítica à China.

Agora, os críticos veem uma nova ameaça: a compra recente de US $ 1,62 bilhão do PPF na AT&T da Central European Media Enterprises (CME), uma empresa que inclui a estação de TV comercial mais assistida da República Tcheca, Nova, bem como canais de países vizinhos. O PPF descartou avisos sobre possíveis interferências políticas na produção da estação, mas alguns são céticos.

“O PPF negociou esse acordo dizendo que nunca se intrometeria na política”, disse Petr Kutilek, analista político tcheco e ativista de direitos humanos. “Mas, no caso do crédito imobiliário, você realmente os vê se intrometendo na política”.

Fonte: Guardian // Imagem destaque: Katerina Sulova/CTK/Alamy

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments