Governo chinês bloqueia o site do Guardian

O site do The Guardian foi bloqueado na China, em meio a uma repressão pelas autoridades do país em sites de notícias internacionais para coincidir com o 30º aniversário do massacre da Praça Tiananmen.

O governo chinês restringiu regularmente a cobertura do incidente, onde os militares ligaram manifestantes em Pequim que participavam de manifestações pró-democracia em todo o país.

Outros meios de comunicação que foram bloqueados nos últimos dias incluem o Washington Post, NBC e HuffPost, de acordo com o serviço de monitoramento GreatFire.org. A Wikipedia foi banida por várias semanas.

A censura muitas vezes parece ser ad-hoc, com o site do The Guardian aparentemente off-line para usuários chineses após o aniversário do massacre de 4 de junho, que foi marcado por ampla cobertura no site do Guardian e em sua edição impressa.

O desenvolvimento da China de uma cultura de Internet distinta, com sua própria forma de regulamentação estatal pesada, está desafiando a visão tradicional de uma Internet global unificada. As empresas ocidentais de web e mídia muitas vezes enfrentam uma opção: cumprir as regras de censura como um custo de fazer negócios em uma das maiores economias do mundo ou parar de fazer negócios na China.

Como resultado, o Facebook e o Google, que dominam grande parte do restante do uso da web no mundo, são bloqueados no país, com usuários chineses da Internet usando serviços como Weibo e WeChat, que são regularmente censurados.

A embaixada britânica em Pequim divulgou nesta semana uma declaração em nome do secretário de relações exteriores, Jeremy Hunt, para comemorar a Praça Tiananmen, mas afirmou que foi excluída das redes sociais domésticas.

“Também tentamos postar essa declaração em nosso canal Weibo, mas ela foi excluída instantaneamente a cada vez e a função de postagem em nossa conta foi suspensa temporariamente”, disse a assessora de imprensa da embaixada, Ashley Rogers. “Apesar dos desafios, sempre defenderemos nossos valores e o direito de protestar pacificamente”.

O provedor de informações financeiras Refinitiv, uma joint venture entre a Blackstone e a Thomson Reuters, também foi pego na censura. Esta semana, retirou as notícias da Reuters sobre a Praça da Paz Celestial de seus terminais Eikon na China.

Segundo a Reuters, isso ocorreu após a pressão da administração do ciberespaço da China, que ameaçou suspender o serviço da empresa caso não cumprisse. O impacto foi sentido fora da China continental, com alguns usuários em Hong Kong descobrindo que não conseguiram acessar as histórias.

Embora a divisão de notícias da Reuters tenha expressado preocupação com a remoção de reportagens factuais, o Refinitiv disse que tinha que cumprir as leis locais. O serviço de terminal rival Bloomberg já havia enfrentado acusações de censurar notícias para garantir o futuro de seus lucrativos negócios terminais na China.

Fonte: Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.